Skip to main content

Search

Search

Sintomas

Os sintomas de pressão perinasal e congestão nasal podem ser muito desagradáveis e perturbadores no seu quotidiano.

Os sintomas mais frequentes de pressão sinusal aguda incluem:

  • Dor de cabeça — nomeadamente dor, pressão ou sensibilidade em torno das maçãs do rosto, olhos ou testa

  • Nariz entupido — dificuldade em respirar através das vias nasais

  • Corrimento — muco verde ou amarelo proveniente do nariz

  • Febre — uma temperatura superior a 38 °C

Outros sintomas podem incluir uma redução do sentido do olfato, dor ao comer e halitose.

A pressão sinusal aguda é comum durante uma constipação ou gripe, mas é importante que as pessoas que sofrem desta condição distingam entre um caso agudo e uma patologia crónica.

Os doentes com pressão perinasal crónica apresentam :

  • congestão nasal frequente

  • corrimento pós-nasal frequente (quando o organismo produz demasiado muco, ou quando o muco que produz é mais espesso do que o normal)

  • tosse crónica, principalmente à noite

Outros sintomas de pressão perinasal crónica podem incluir dor de cabeça, febre, hiposmia, halitose, fadiga, dor de dentes e pressão/dor nos ouvidos.

Deve consultar o seu médico se:

  • os sintomas são graves

  • os sintomas estão a agravar, apesar do tratamento

  • os sintomas não melhoram após uma semana

  • a sinusite continua a reaparecer

Sinutab® II

Sinutab® II é um medicamento não sujeito a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia (MNSRM-EF) que está indicado no tratamento sintomático a curto prazo da congestão nasal e dos seios perinasais associada aos sintomas de constipação e gripe, como dor moderada, dor de cabeça e/ou febre. O seu efeito descongestionante proporciona-lhe um alívio rápido.

Sobre a congestão nasal e dos seios perinasais

A congestão e a dor associadas à pressão perinasal são muito comuns nas infeções respiratórias. Normalmente, os seios perinasais estão cheios de ar, mas quando ficam entupidos e cheios de fluído, podem levar ao desenvolvimento de germes (bactérias, vírus e fungos), provocando assim pressão sinusal.

V03 SINUTAB® II 500 mg + 30 mg comprimidos. Paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina. Medicamento não sujeito a receita médica de venda exclusiva em farmácia. Indicado no tratamento sintomático a curto prazo da congestão nasal e dos seios perinasais associada aos sintomas de constipação e gripe, como dor moderada, dor de cabeça e/ou febre. Indicado em adultos e adolescentes a partir dos 15 anos de idade. Recomenda-se precaução em doentes com insuficiência hepática ou renal. Contraindicado em caso de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes. Não administrar em doentes medicados com inibidores das monoaminoxidases ou nas 2 semanas seguintes à interrupção do tratamento. Não utilizar conjuntamente com outros medicamentos contendo paracetamol ou com varfarina. Precaução no caso de doentes cardiovasculares ou com hipertensão. Doentes com doença da tiroide, diabetes, indivíduos com doença renal moderada a grave, com dificuldade em urinar devido ao alargamento da próstata, indivíduos com problemas de alcoolismo não devem tomar Sinutab® II se este não for indicado pelo médico. Não deve ser utilizado durante a gravidez ou amamentação. Pode causar entre outros os seguintes efeitos adversos: insónia, boca seca, náuseas, tonturas, ansiedade, arritmia, palpitações, retenção urinária e aumento da pressão arterial. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370. PT/SI/19-233