Skip to main content

Search

Search

Conselhos e Recomendações

As constipações e as gripes são causas comuns de dor nos seios perinasais. Conheça as medidas que pode tomar para evitar uma infeção dos seios perinasais e a congestão que esta provoca.

  • Lave as mãos com frequência. Isto é particularmente importante durante o tempo frio, quando os vírus permanecem infeciosos durante mais tempo em superfícies.

  • Caso seja indicado pelo seu médico, tome uma vacina contra a gripe anualmente. Ao prevenir a gripe, poderá também prevenir uma infeção dos seios perinasais.

  • Faça uma dieta equilibrada e exercício regular. Estar em forma preserva o seu sistema imunitário.

  • Deixe de fumar. O fumo do tabaco pode irritar os seios perinasais.

  • Use um humidificador. O ar seco pode originar dor nos seios perinasais. Tome um duche quente e inale o vapor ou coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor de uma taça de água a ferver.. Se usar uma máquina humidificadora, certifique-se de que a limpa diariamente, seguindo as instruções do fabricante, para que o humidificador não se torne ele próprio numa fonte de problemas para os seios perinasais.

  • Não tome antibióticos desnecessariamente. Os antibióticos ajudarão se tiver uma infeção bacteriana, mas não farão nada contra infeções virais. Além disso se tomar demasiados antibióticos, pode desenvolver resistência à medicação.

  • Use uma solução salina nasal. Pode comprar uma solução salina na farmácia ou pode fazer a sua própria solução salina em casa.

  • Mantenha as janelas fechadas. Se tiver alergias, não vai querer ir para espaços exteriores, nem abrir as janelas, especialmente entre as 05:00 e as 10:00, porque é nessa altura que a concentração polínica é mais elevada.

  • Combata os ácaros. Aspire e limpe todas as superfícies regularmente, diminua a desarrumação que possa acumular pó e use coberturas antiácaros nas suas almofadas e colchões.

Sinutab® II

Sinutab® II é um medicamento não sujeito a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia (MNSRM-EF) que está indicado no tratamento sintomático a curto prazo da congestão nasal e dos seios perinasais associada aos sintomas de constipação e gripe, como dor moderada, dor de cabeça e/ou febre. O seu efeito descongestionante proporciona-lhe um alívio rápido.

Sobre a congestão nasal e dos seios perinasais

A congestão e a dor associadas à pressão perinasal são muito comuns nas infeções respiratórias. Normalmente, os seios perinasais estão cheios de ar, mas quando ficam entupidos e cheios de fluído, podem levar ao desenvolvimento de germes (bactérias, vírus e fungos), provocando assim pressão sinusal.

V03 SINUTAB® II 500 mg + 30 mg comprimidos. Paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina. Medicamento não sujeito a receita médica de venda exclusiva em farmácia. Indicado no tratamento sintomático a curto prazo da congestão nasal e dos seios perinasais associada aos sintomas de constipação e gripe, como dor moderada, dor de cabeça e/ou febre. Indicado em adultos e adolescentes a partir dos 15 anos de idade. Recomenda-se precaução em doentes com insuficiência hepática ou renal. Contraindicado em caso de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer um dos excipientes. Não administrar em doentes medicados com inibidores das monoaminoxidases ou nas 2 semanas seguintes à interrupção do tratamento. Não utilizar conjuntamente com outros medicamentos contendo paracetamol ou com varfarina. Precaução no caso de doentes cardiovasculares ou com hipertensão. Doentes com doença da tiroide, diabetes, indivíduos com doença renal moderada a grave, com dificuldade em urinar devido ao alargamento da próstata, indivíduos com problemas de alcoolismo não devem tomar Sinutab® II se este não for indicado pelo médico. Não deve ser utilizado durante a gravidez ou amamentação. Pode causar entre outros os seguintes efeitos adversos: insónia, boca seca, náuseas, tonturas, ansiedade, arritmia, palpitações, retenção urinária e aumento da pressão arterial. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370. PT/SI/19-2338.