Skip to main content

Search

Search

Saiba mais sobre a congestão nasal

A congestão nasal ocorre quando os vasos sanguíneos da mucosa se dilatam e inflamam a zona, estreitando os canais nasais, e dificultando a respiração.

A congestão pode ocorrer por vários motivos: desde alergias até infeções, tendo corrimento purulento ou aquoso e sendo sazonal ou duradouro.

É normal que a congestão do nariz seja acompanhada de outros sintomas como dor facial, espirros ou rinorreia. Em caso de febre e dor de cabeça ou de ouvidos, poder-se-á tratar de uma otite ou sinusite, pelo que terá de consultar o médico.

Gripe

Ainda que não tão frequentemente quanto a constipação, a gripe - provocada pelo vírus influenza - é uma das causas de congestão nasal.

Constipação

Esta infeção das vias respiratórias provoca frequentemente congestão nasal e também espirros e garganta inflamada.

Outras causas que podem levar à congestão nasal são:

  • Fatores físicos (fumo, ar frio e seco).
  • Sinusite.
  • Rinite.

Conheça os nossos medicamentos Nasex® solução para inalação por nebulização, Nasex® gotas nasais, solução e Nasexilo® solução para pulverização nasal.

Recomendações para aliviar os sintomas de congestão nasal.

V02 NASEX®, 0,5 mg/ml Gotas nasais, solução e Solução para inalação por nebulização. Oximetazolina. Indicado em caso de congestão da mucosa nasal com alívio sintomático das situações de rinite aguda e nasofaringite, sinusite aguda, rinite vasomotora aguda e rinite alérgica sazonal. NASEX® está contraindicado em doentes em tratamento com IMAO e nos doentes com glaucoma de ângulo fechado. Usar com precaução em doentes com hipertensão, afeções cardíacas, hipertiroidismo, diabetes mellitus, hipertrofia prostática ou pressão intraocular aumentada. NASEX® não deve ser usado por períodos longos nem em crianças com menos de 6 anos. Efeito secundário local mais frequentemente referido: secura da mucosa nasal. V05 NASEXILO®, cloridrato de xilometazolina. Tratamento sintomático da congestão nasal causada por rinite/sinusite. Contraindicado nos doentes em tratamento com IMAO, com aumento de pressão intraocular, com rinite atrófica/vasomotora, com Rhinitis sicca, em menores de 12 anos, após hipofisectomia transfenoidal ou cirurgias transnasais/transorais e em doentes com hipersensibilidade aos seus constituintes. Administrar com precaução em doentes com doenças cardíacas ou vasculares, hipertensão, hipertiroidismo ou diabetes, situações concomitantes de hipertrofia da próstata e feocromocitoma. A duração do tratamento deve ser a mais breve possível. Não utilizar durante a gravidez. Efeitos indesejáveis mais frequentes: dor ou ardor no nariz e garganta e secura da membrana mucosa nasal. Leia cuidadosamente o folheto informativo. Nasex® e Nasexilo® são medicamentos não sujeitos a receita médica. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Nasex® e Nasexilo® são medicamentos não sujeitos a receita médica. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9. 2740-262 PORTO SALVO. NUIPC 500153370.