Skip to main content
Search

Saiba mais sobre a congestão nasal

A congestão nasal ocorre quando os vasos sanguíneos da mucosa se dilatam e inflamam a zona, estreitando os canais nasais, e dificultando a respiração.

A congestão pode ocorrer por vários motivos: desde alergias até infeções, tendo corrimento purulento ou aquoso e sendo sazonal ou duradouro.

É normal que a congestão do nariz seja acompanhada de outros sintomas como dor facial, espirros ou rinorreia. Em caso de febre e dor de cabeça ou de ouvidos, poder-se-á tratar de uma otite ou sinusite, pelo que terá de consultar o médico.

Gripe

Ainda que não tão frequentemente quanto a constipação, a gripe - provocada pelo vírus influenza - é uma das causas de congestão nasal.

Constipação

Esta infeção das vias respiratórias provoca frequentemente congestão nasal e também espirros e garganta inflamada.

Outras causas que podem levar à congestão nasal são:

  • Fatores físicos (fumo, ar frio e seco).
  • Sinusite.
  • Rinite.
Nasex produtos

A nossa gama

Conheça os nossos medicamentos Nasex® Duo solução para pulverização nasal e Nasex® gotas nasais.

Recomendações

Recomendações para aliviar a congestão nasal.

V04 NASEX®, 1 mg/ml gotas nasais, solução. Cloridrato de xilometazolina. Medicamento não sujeito a receita médica. Indicado no tratamento sintomático temporário da congestão nasal causada por rinite ou sinusite. Administrar 1-2 gotas em cada narina não mais de 3 vezes por dia. Não deve ser utilizado durante mais de 7 dias. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade à xilometazolina ou a qualquer um dos componentes, doentes com pressão intraocular elevada (principalmente com glaucoma de ângulo fechado), doentes com inflamação seca da membrana da mucosa nasal, doentes com idade inferior a 12 anos, doentes em tratamento com IMAO ou que tenham tomado IMAO nas 2 semanas anteriores (ou a tomar outros medicamentos com efeito potencialmente hipertensor), doentes com rinite atrófica ou vasomotora e após hipofisectomia transfenoidal ou cirurgias cerebrais por via nasal ou oral. Deve ser administrado com precaução e sob orientação do médico nos doentes que reagem fortemente aos simpatomiméticos (como adrenalina) e nos doentes com doenças cardiovasculares, hipertensão, hipertiroidismo, diabetes, hipertrofia da próstata ou feocromocitoma. O tratamento com duração prolongada pode levar ao agravamento dos sintomas. Não deve ser utilizado durante a gravidez. Contém cloreto de benzalcónio que pode causar irritação ou inchaço do interior do nariz, especialmente se usado durante um longo período de tempo. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico.Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370. PT-NSX-2100002

V02 NASEX® DUO (cloridrato de xilometazolina + dexpantenol) solução para pulverização nasal. Medicamento não sujeito a receita médica. Indicado na redução do inchaço da mucosa nasal na rinite e como auxiliar na cicatrização de lesões das membranas mucosas, alívio na rinite vasomotora e no tratamento da obstrução nasal após cirurgia. Adultos e crianças com idade superior ou igual a 6 anos, 1 pulverização em cada narina, até 3 vezes por dia. Advertências e precauções especiais em doentes com tratamento com IMAO ou outros medicamentos que potencialmente aumentam a pressão arterial, na pressão intraocular elevada, doenças cardiovasculares graves, feocromocitoma, disturbios metabólicos (hipertiroidismo, diabetes), porfiria e hiperplasia da próstata. Na rinite crónica utilizar sob supervisão médica. Efeitos indesejáveis: reações de hipersensibilidade, palpitações, taquicardia, hipertensão. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370. PT-NSX-2100002