Skip to main content

Search

Search

Sobre a Caspa

A caspa é um problema muito comum que causa o aparecimento de descamação branca ou acinzentada e seca de pele morta no couro cabeludo ou cabelo.

Por outro lado, a dermatite seborreica é um problema de pele com características inflamatórias que pode provocar descamação, comichão e vermelhidão no couro cabeludo, rosto e outras áreas do corpo.

A descamação é frequentemente percetível quando a mesma cai do couro cabeludo ou sobre os ombros. Além disso, o couro cabeludo pode ficar seco e com comichão.

A caspa não é contagiosa e não constitui uma ameaça para a saúde, mas pode ser desagradável e embaraçosa.

O fungo, que tem o nome científico de Malassezia furfur, e que afeta a região do couro cabeludo, é uma das causas mais comuns da caspa e da dermatite seborreica.

O fungo Malassezia furfur é encontrado no couro cabeludo saudável onde representa até 46% do total de microorganismos que aí se podem encontrar, porém a percentagem do fungo aumenta para 74% no couro cabeludo de indivíduos que sofrem de caspa e para 83% no couro cabeludo de indivíduos que sofrem de dermatite seborreica.

Podem existir outras causas que possam induzir a ocorrência de caspa, no entanto, conforme referido, o fungo Malassezia furfur é uma causa subjacente frequente. Por conseguinte, um champô cosmético não ajudará a controlar corretamente a caspa. Neste caso, apenas um champô anticaspa tratará a caspa conforme necessário.

O que pode afetar a ocorrência de caspa?

QA Text: 
QA Question: 

Ambiente

Alterações na temperatura, humidade baixa, exposição ao sol, são condições que produzem um efeito prejudicial na saúde do couro cabeludo, criando condições ideais para o crescimento do fungo, criando consequentemente possibilidades para a ocorrência de caspa. Normalmente, as pessoas que são mais predispostas à caspa sentem que esta piora no Inverno.

Inicio
QA Question: 

Hereditariedade

A hereditariedade desempenha um pequeno papel no desenvolvimento da predisposição para a caspa e dermatite seborreica.

Problemas de saúde e stress

Verificou-se uma maior incidência de dermatite seborreica em pessoas com depressão ou que estão sob stress, e ainda, em pessoas com deficiência em alguns nutrientes.

Inicio
QA Question: 

Alimentação deficiente

A nutrição foi estudada como fator que pode contribuir para a dermatite seborreica. A deficiência em zinco em alguns casos levou ao aparecimento de uma reação cutânea semelhante a dermatite seborreica.

Inicio
QA Question: 

Uso excessivo de cosméticos e da escova

Irritação do couro cabeludo devido ao uso excessivo de champôs e outros cosméticos ou da escova de pentear podem levar ao aparecimento de caspa.

Inicio

Nizoral® Champô contém cetoconazol, uma substância ativa que é eficaz no tratamento da caspa.

Um champô comum anticaspa apenas elimina a caspa, removendo o problema sem solucionar a sua causa, descubra os sintomas mais comuns e os seus tratamentos.

V03 NIZORAL®, cetoconazol. Medicamento não sujeito a receita médica. Indicado no caso de infeções por Pityrosporum. Evitar contacto com os olhos. Contraindicado no caso de hipersensibilidade aos componentes. Após uso prolongado de corticosteroides tópicos recomenda- se desmame progressivo. Leia cuidadosamente a embalagem e folheto informativo. Dúvidas ou persistência de sintomas consulte o seu médico/farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9. 2740-262 PORTO SALVO. NUIPC 500153370.