Skip to main content
Search

Sobre a Azia

Compreender a azia

Quanto maior o seu conhecimento sobre a azia e o enfartamento, mais eficente será a sua luta contra os mesmos. 

O que é a azia exatamente?

Quando o ácido passa do estômago para o esófago, provoca a sensação de ardor conhecida como azia. O esófago não está preparado para armazenar ácidos da mesma forma que o estômago, por isso é imediatamente percetível quando algum ácido sai do estômago através do esfíncter esofágico inferior. Veja como ocorre o processo:

  • Boca

A digestão começa aqui. Quando mastiga, a saliva começa a preparar os alimentos para a digestão.

  • Esófago

Os alimentos percorrem este tubo e preparam-se para entrar no estômago, onde vão ser digeridos apropriadamente.

  • Esfíncter esofágico inferior

Esta “válvula” é a porta de entrada entre o estômago e o esófago. Se esta permitir que algum ácido saia do estômago para o esófago, começa a sentir a sensação de ardor.

  • Estômago

O estômago é feito para armazenar ácidos e enzimas em abundância, perfeito para digerir os alimentos. O ácido não é, necessariamente, o mau da fita – apenas causa dor e desconforto quando se encontra na parte errada do corpo.

Quem sofre de azia?

A azia é uma condição bastante comum que muitas pessoas sentem em algum momento da sua vida. As causas variam de pessoa para pessoa, mas existem algumas que são mais comuns – dieta, tabagismo e excesso de peso podem intensificar a condição.

Porque é que alguns alimentos provocam dor?

Os alimentos são uma das causas mais comuns da azia - mas por que razão alguns alimentos – como tomate, café e alimentos ricos em gordura - podem ser mais propensos a causar azia? Tudo depende de como o seu corpo reage aos alimentos. Alguns alimentos podem levar o seu estômago a produzir mais ácido que poderá chegar ao esófago- isto provoca a sensação de azia.

Embora alguns alimentos sejam mais propensos a causar azia, cada pessoa reage aos alimentos de uma forma diferente. Dois amigos podem ingerir a mesma porção de molho de tomate, e apenas um ficar com azia. Se sabe que sofre de azia, tente descobrir que alimentos a provocam e adapte a sua dieta.

Kompensan® Trieffect

Kompensan® Trieffect para tratar múltiplos sintomas como azia, enfartamento, gases e inchaço.

Sinta-se melhor de alto a baixo

Em caso de desequilíbrio do seu sistema digestivo conheça mais sobre os medicamentos que o podem ajudar. 

V03 KOMPENSAN® 340 mg comprimidos para chupar, carbonato de di‐hidróxido de alumínio e sódio e V03 KOMPENSAN Trieffect® 340 mg + 30 mg comprimidos para chupar, carbonato de di‐hidróxido de alumínio e sódio e dimeticone. Medicamentos não sujeitos a receita médica. KOMPENSAN® está indicado no alívio sintomático de perturbações gastrointestinais: pirose e enfartamento, devidas à hiperacidez. KOMPENSAN Trieffect® está indicado no alívio sintomático de perturbações gastrointestinais: pirose, enfartamento, flatulência, aerofagia e meteorismo. Contraindicados em doentes com hipersensibilidade aos componentes, em doentes com função renal comprometida, doentes com hipofosfatemia, obstipação e estenose colónica. Administrar com precaução em doentes hemodialisados. Contêm sacarose e sódio. Não são recomendados em crianças com menos de 12 anos. Leia cuidadosamente as informações constantes das embalagens e dos folhetos informativos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370. PT-KP-2200022. Outubro 2022.