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Recomendações

Recomendações para controlar a azia

Existem diversas formas para o ajudar a controlar a azia. Pode parecer uma longa lista, mas não precisa de recorrer a todas de uma só vez! Siga algumas destas recomendações e veja se fazem a diferença na frequência e gravidade da sua azia.

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Mantenha um peso saudável

Se está com algum peso a mais, a pressão que esse peso extra provoca no seu estômago pode forçar o ácido a subir para o esófago. Perder alguns quilos poderá ajudar a aliviar os sintomas. Aqui estão algumas mudanças que pode adotar a longo-prazo para ajudar a perder peso:

  • Opte por beber água em vez de refrigerantes ou sumos de fruta (cítricos).
  • Escolha alimentos magros e com poucas calorias sempre que possível.
  • Coma pequenas porções em cada refeição.
  • Tente ser mais ativo fisicamente – faça desporto, saia para uma caminhada, inscreva-se no ginásio.
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Seja ativo

O exercício físico tem múltiplos efeitos positivos no nosso corpo, não só ajuda a aliviar a azia através da perda de peso, mas também ajuda a reduzir o stress, controla o seu peso, melhora a digestão, regula os níveis açúcar no sangue e melhora a força cardiovascular.

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Experimente meditar

A meditação é um excelente método para reduzir o stress e melhorar o seu bem-estar físico e mental. Reserve algum tempo para meditar algumas vezes por semana e verá diferenças no seu bem-estar - estão disponíveis online diversos vídeos e guias que o podem ajudar a encontrar o seu ‘’zen" interior.

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Pare de Fumar

Nós sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas parar de fumar pode ajudar na azia (assim como oferecer uma série de outros benefícios para a sua saúde). Fumar provoca o relaxamento do esfíncter esofágico, o que permite que o ácido passe para o estômago provocando azia.

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Controle a azia com pequenas mudanças na dieta

Até mesmo as mais pequenas mudanças positivas na sua dieta podem ter um grande impacto no controlo da azia.

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As pequenas mudanças

Para aqueles que procuram mudanças alimentares realistas, e que podem aplicar no seu dia-a-dia, temos cinco dicas principais:

Coma menos - não tem que comer tudo o que tem no prato, especialmente se sentir que já está satisfeito. Coma apenas até ficar saciado.

Coma devagar - comer devagar dá tempo ao seu corpo para começar a digestão corretamente e dá tempo para que o seu cérebro transmita a informação de que já está saciado.

Coma frequentemente - comer pouco, várias vezes ao dia, pode ajudar a aliviar a azia.

Coma muitas fibras - as fibras ajudam realmente na digestão e regularizam o trânsito intestinal, diminuindo o risco de obstipação. Pode encontrar fibras em grãos integrais, feijão, frutas e legumes.

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Substituir as causas

Uma vez identificadas as causas da azia, pode trabalhar para as substituir na sua dieta por outros alimentos e bebidas que mantêm a azia longe. Aqui estão algumas sugestões:

 

EM VEZ DE:

Refrigerantes

Molho de tomate

Produtos lácteos ricos em gordura

Fritos

Chocolate

 

TENTE:

Água ou chá de ervas

Molhos vegetarianos ou de caldos

Alimentos vegetarianos- soja, iogurte de coco e leite de amêndoas

Produtos de panificação

Doces com farinha de alfarroba

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Restaurantes

Os alimentos ricos em gordura são das principais causas da azia, por isso aqui estão algumas dicas para os evitar nos menus dos restaurantes:

  • Em vez de asinhas de frango saturadas com molhos ricos em gordura ou marinadas opte por salmão.
  • Deixe de parte qualquer sopa cujo nome comece por ‘’ Creme de…’’ – opte por caldos para evitar o agravamento da azia.
  • Evite fritos! Opte por grelhados, assados ou cozidos a vapor.
  • Peça os molhos à parte, assim consegue controlar com mais facilidade as porções.

Para evitar comer em excesso porque não partilhar o prato principal com um amigo?

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Fast Food

Todos sabemos que a fast food é, por vezes, inevitável, especialmente quando está com pressa. Mantenha estas dicas em mente:

  • Opte por tamanhos normais. Os menus grandes são mais propensos a provocar azia, devido à maior quantidade de gordura.
  • Peça o seu menu sem ketchup, mostarda ou outros molhos.
  • Evite fritos, como batatas fritas ou asinhas de frango.
  • Hoje em dia, muitos restaurantes fast food oferecem saladas nos seus menus.
  • Dê uma hipótese, mas ponha de parte o tomate se este for uma causa para si.
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Alivio rápido e eficaz da azia.

Kompensan®-S para tratar múltiplos sintomas como enfartamento, gases e inchaço.

V02 KOMPENSAN® 340 mg comprimidos para chupar, carbonato de di‐hidróxido de alumínio e sódio e V01 KOMPENSAN®‐S 340 mg + 30 mg, Comprimidos para chupar, carbonato de di‐hidróxido de alumínio e sódio e dimeticone. Medicamentos não sujeitos a receita médica. KOMPENSAN® está indicado no alívio sintomático de perturbações gastrointestinais, tais como pirose e enfartamento, devidas à hiperacidez. KOMPENSAN®‐S está indicado no alívio sintomático de perturbações gastrointestinais tais como pirose, enfartamento, flatulência, aerofagia e meteorismo. Contraindicados em doentes com hipersensibilidade às substâncias activas ou a qualquer dos excipientes, bem como em doentes com função renal comprometida, doentes com hipofosfatemia, obstipação e estenose colónica conhecida. Administrar com precaução em doentes hemodialisados.
Estes medicamentos contêm alumínio, sacarose e sódio. Não são recomendados em crianças com idade inferior a 12 anos. Leia cuidadosamente as informações constantes das embalagens e dos folhetos informativos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9. 2740-262 PORTO SALVO. NUIPC 500 153 370.