Skip to main content

Search

Search

Causas

Causas da azia

Quando se trata de azia, se souber quais são os alimentos que a provocam, mais fácil será evitá-la. Cada pessoa tem causas diferentes – embora algumas sejam bastante comuns e afetem muitas pessoas. Tente manter um ‘‘diário da azia’’ de modo a identificar as suas causas - desse modo conseguirá fazer escolhas mais inteligentes sobre a sua alimentação, no futuro.

Estas são algumas das causas mais comuns da azia:

Alimentos

Os alimentos são uma das maiores causas da azia. Os mais comuns incluem:

  • Chocolate
  • Alho
  • Cebola crua
  • Hortelã - pimenta
  • Fritos / alimentos ricos em gordura
  • Cítricos (fruta ou sumos)
  • Comida picante
  • Ketchup/ mostarda
  • Tomates e molho de tomate

Cafeína

O café é uma bebida comum que se consume ao longo do dia para fornecer energia, mas a cafeína é uma causa comum da azia e encontra-se em mais bebidas para além do café:

  • Chá
  • Bebidas energéticas
  • Chocolate
  • Bebidas gaseificadas

Álcool

Álcool é uma das causas da azia - qualquer bebida que contenha álcool pode provocar azia. O vinho tinto é particularmente problemático para algumas pessoas em comparação com o vinho branco.

Dormir

Sabia que estar deitado na posição horizontal, como a maioria de nós faz todas as noites, pode facilitar a passagem do ácido para o esófago? - evite comer antes de ir para a cama, se estiver a fazer a digestão quando se deita pode vir a ficar com azia.

Stress

O stress não é uma causa direta para a azia, mas pode exacerbá-la indiretamente. O stress pode agravar a azia já existente e pode levá-lo a consumir coisas como tabaco ou alimentos ricos em gordura que pensa que o vão fazer sentir-se melhor – na realidade, é um caminho rápido para a azia.

Tabaco

Fumar relaxa o esfíncter esofágico o que provoca a saída do ácido do estômago. Muitos fumadores descobrem que sofrem de alguma forma de azia ou enfartamento.

Peso

O excesso de peso pode aumentar o risco de azia. Alguns investigadores acreditam que o excesso de peso, principalmente na zona abdominal, aumenta a pressão no estômago, empurrando os fluidos para o esófago.

Certos medicamentos

Alguns medicamentos, sujeitos e não sujeitos a receita médica, podem causar azia - mesmo que nunca tenha sentido azia antes. Se sentir azia e suspeitar que se deve a um medicamento, fale com o seu médico – mas não pare de tomar nenhum medicamento sujeito a receita médica sem o consentimento do seu médico.

Alivio rápido e eficaz da azia.

Descubra por que razão Kompensan® proporciona um rápido alívio.

V03 KOMPENSAN® 340 mg comprimidos para chupar, carbonato de di‐hidróxido de alumínio e sódio e V02 KOMPENSAN ‐S® 340 mg + 30 mg, comprimidos para chupar, carbonato de di‐hidróxido de alumínio e sódio e dimeticone. Medicamentos não sujeitos a receita médica. KOMPENSAN® está indicado no alívio sintomático de perturbações gastrointestinais, tais como pirose e enfartamento, devidas à hiperacidez. KOMPENSAN‐S® está indicado no alívio sintomático de perturbações gastrointestinais tais como pirose, enfartamento, flatulência, aerofagia e meteorismo. Contraindicados em doentes com hipersensibilidade às substâncias ativa ou a qualquer dos excipientes, bem como em doentes com função renal comprometida, doentes com hipofosfatemia, obstipação e estenose colónica conhecida. Administrar com precaução em doentes hemodialisados. Estes medicamentos contêm alumínio, sacarose e sódio. Não são recomendados em crianças com idade inferior a 12 anos. Leia cuidadosamente as informações constantes das embalagens e dos folhetos informativos. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370.