
A garganta é uma cavidade que utilizamos constantemente: ao falar, comer, respirar. Portanto, está exposta a agentes externos além de vírus e bactérias, o que a converte num alvo fácil de infeções, irritações e dor.
As principais causas da dor de garganta são:
Infeção viral
A maioria das dores de garganta são provocadas por uma infeção viral. Estas são infeções causadas por um vírus, como uma constipação ou gripe.
Outros tipos de infeções virais incluem: mononucleose (doença infeciosa transmitida através da saliva), sarampo (doença contagiosa que causa erupções cutâneas e febre) e varicela (infeção que causa feridas na pele).
Início
Infeção bacteriana ou fúngica
Uma infeção bacteriana ou fúngica também pode ser a causa de dor de garganta. Alguns tipos de infeções bacterianas incluem: escarlatina e a tosse convulsa. Sejam causadas por vírus, bactérias ou fungos, as dores de garganta podem ser sintoma de amigdalite, faringite ou laringite, dependendo de onde se localiza a infeção.
InícioFatores ambientais
Os fatores ambientais também podem contribuir para a dor de garganta, uma vez que afetam a qualidade do ar.
- A poluição da atmosfera causada por contaminantes tais como produtos químicos pode originar uma dor de garganta.
- O fumo dos cigarros pode causar dor de garganta não apenas nos fumadores, mas também nos não fumadores que são expostos a este fumo.
- O frio e a baixa humidade do ar também podem causar irritação ou secura da garganta.
Collu-Hextril®
Collu-Hextril® solução para pulverização bucal é um medicamento não sujeito a receita médica (MNSRM) indicado para o alívio das dores de garganta.
Recomendações
Recomendações úteis para ajudar no alívio da dor de garganta.
V03 COLLU-HEXTRIL®, 2 mg/ml Solução para pulverização bucal, hexetidina. Medicamento não sujeito a receita médica. COLLU-HEXTRIL® está indicado nos estados infeciosos, inflamatórios e dolorosos da orofaringe em crianças e adultos, no tratamento de anginas diversas, laringites, traqueítes, amigdalites e faringites. Na desinfeção da cavidade orofaríngea no decurso de doenças infeciosas e eruptivas e no tratamento de afeções epidémicas sazonais e ainda no pós-operatório de intervenções otorrinolaringológicas e estomatológicas e afeções estomatológicas. Não se recomenda a utilização em crianças com idade inferior a 6 anos. Não é adequado para sintomas persistentes. Não se recomenda a utilização por períodos superiores a 7 dias. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade à hexetidina ou a qualquer um dos excipientes. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370.