Skip to main content

Search

Search

Sintomas da dor de garganta

A dor de garganta pode durar entre 3 a 14 dias (e um máximo de duas semanas), habitualmente sem necessidade de tratamento anti-infeccioso.

Vermelhidão da garganta

É um sintoma evidente de um processo de irritação da garganta que também produz dor e dificuldade em engolir.

Rouquidão

Consiste na dificuldade em produzir sons ao tentar falar.    

Febre

A febre é um aumento temporário da temperatura do corpo como resposta a alguma doença ou afeção, embora também seja comum ter or de garganta sem febre, esta última é normalmente sinal de infeção.

No caso de uma amigdalite, pode verificar se tem pus nas suas amígdalas (glândulas internas da garganta junto ao pescoço), que toma a forma de pontos esbranquiçados. Se estes existirem, associados a febre e ausência de tosse, é provável que se trate de uma infecção bacteriana.

Deve consultar o médico se tiver:

  • Temperatura corporal acima do normal, rectal igual ou superior a 38ºC, oral ou timpânica (ouvido) superior a 37,6ºC ou axilar (axila) igual ou superior a 37,2ºC.
  • Se sentir dificuldades em respirar e se parecer que a sua garganta está a “fechar-se”.
  • Se sentir muita dificuldade em engolir.
  • Se a dor é muito intensa e não responde aos analgésicos.
  • Em caso de rouquidão persistente.
  • Se os seus sintomas forem tão acentuados que afectem gravemente a sua qualidade de vida e condicionem o seu dia-a-dia.
  • Caso tenha o sistema imunitário fragilizado.

A garganta é uma cavidade que utilizamos constantemente: ao falar, comer, respirar.

Recomendações úteis para ajudar no alívio da dor de garganta.

V03 COLLU-HEXTRIL®, 2 mg/ml Solução para pulverização bucal, hexetidina. Medicamento não sujeito a receita médica. COLLU-HEXTRIL® está indicado nos estados infeciosos, inflamatórios e dolorosos da orofaringe em crianças e adultos, no tratamento de anginas diversas, laringites, traqueítes, amigdalites e faringites. Na desinfeção da cavidade orofaríngea no decurso de doenças infeciosas e eruptivas e no tratamento de afeções epidémicas sazonais e ainda no pós-operatório de intervenções otorrinolaringológicas e estomatológicas e afeções estomatológicas. Não se recomenda a utilização em crianças com idade inferior a 6 anos. Não é adequado para sintomas persistentes. Não se recomenda a utilização por períodos superiores a 7 dias. Contraindicado em doentes com hipersensibilidade à hexetidina ou a qualquer um dos excipientes. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson, Lda. Lagoas Park, Edifício 9, 2740-262 Porto Salvo. NUIPC 500 153 370.