Skip to main content

Search

Search

Tudo sobre vitaminas

O que são  vitaminas?

As vitaminas são componentes naturais dos alimentos, imprescindíveis para a vida e para o bem-estar. Não fornecem energia por si próprias, mas sem elas o nosso corpo não é capaz de aproveitar outros nutrientes dos alimentos que compõem a nossa dieta (hidratos de carbono, proteínas e gorduras), uma vez que estão envolvidas em muitas reações químicas do metabolismo e também participam em vários processos orgânicos com função reguladora.
Existem 13 vitaminas essenciais de que o nosso organismo precisa para um funcionamento correto: vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantoténico), vitamina B7 (biotina), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina B12 (cianocobalamina).

Tipos de vitaminas

As vitaminas são quimicamente muito diferentes entre si e a única classificação possível é a que as divide em vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossolúveis.

  • Vitaminas hidrossolúveis

Neste tipo de vitaminas encontram-se as 8 vitaminas do grupo B e a vitamina C.
Caracterizam-se pela sua solubilidade em água, pelo que se podem perder quando os alimentos são lavados ou cozinhados. Geralmente, o organismo não pode armazená-las e o excesso de vitaminas é eliminado pela urina, pelo que é necessário um consumo suficiente e regular através da alimentação.

  • Vitaminas lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, E K. Dissolvem-se em gorduras e óleos e podem-se acumular em vários tecidos e órgãos do nosso corpo, pelo que é possível, após um abastecimento suficiente, subsistir algum tempo sem o seu consumo. Se consumidas em excesso podem ser tóxicas.

A vitamina C é uma das vitaminas mais importantes e indispensáveis ao reforço das defesas do nosso sistema imunitário.

É essencial adquirir vitamina C de forma continuada através da ingestão de alimentos.

V01 CECRISINA®, comprimidos efervescentes, 1000mg. Ácido ascórbico. Medicamento não sujeito a receita médica. Indicado para prevenção dos estados de carência em vitamina C que podem estar associados a situações em que se verifique um maior consumo de Vitamina C ou a uma alimentação deficitária; astenia associada à convalescença e a doenças infeciosas. Contraindicado em doentes com litíase oxálica e doenças associadas à retenção de ferro, em insuficientes renais grave ou terminais/hemodialisados e em casos de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. Contém sacarose e sais de sódio. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson Limitada. Estrada Consiglieri Pedroso 69-A Queluz de Baixo, 2730-055 BARCARENA. NUIPC 500 153 370.