Skip to main content

Search

Search

Saiba mais sobre a tosse

A tosse é um mecanismo natural do nosso organismo que defende a árvore respiratória da presença de corpos estranhos ou de uma acumulação excessiva de muco. É um reflexo natural e uma das formas que o organismo tem de se proteger. A tosse consegue manter as vias respiratórias desimpedidas e é um mecanismo de defesa para manter os brônquios limpos.

A tosse é um sintoma frequentemente causado por:

  • Infeções respiratórias (ex: gripe, constipações).
  • Congestão nasal.
  • Causas mecânicas (corpos estranhos na garganta).
  • A tosse pode ser classificada, quanto à sua duração, em aguda (duração limitada) e crónica (prolongada no tempo). Se sofre de tosse crónica deve consultar um médico.

Tossir até 2 vezes por hora pode ser normal em pessoas saudáveis, mas quando a frequência da mesma é maior, podemos pensar na existência de algum problema.

Inconvenientes da tosse:

Por vezes não estamos conscientes de como a tosse pode afetar o nosso dia-a-dia. A tosse é especialmente incómoda durante a noite porque nos impede de dormir, deixando-nos frustrados por pensarmos que no dia seguinte vamos acumular cansaço e exaustão.

Além disso, não só nos prejudica a nós, como também incomoda os que nos rodeiam ao interromper o respetivo sono, o que nos provoca um grande sentimento de culpa.

Durante o dia também enfrentamos situações muito constrangedoras por causa da tosse, tais como ataques em momentos não desejados: reuniões de trabalho, exposições em público, conversas com pessoas ou simplesmente nos transportes públicos, incomodando a pessoa ao lado, que pode pensar que é suscetível de contágio.

Noutras ocasiões, a tosse torna-se um indicador de algo mais grave. Quando se torna mais intensa e duradoura ficamos preocupados, e nesse momento surge a necessidade de ir ao médico para comprovar que não está associada a outro problema.

Inspiração ou carga

Fecha a glote, a abertura superior da laringe.

Compressão

Contraem-se os músculos respiratórios responsáveis por expulsar o ar durante a respiração, mantendo-se a glote fechada; deste modo, a pressão do ar contido nos pulmões aumenta.

Expulsão

Pressão de ar nos pulmões.

Benylin®

O Benylin® Xarope está indicado no tratamento da tosse e no alívio dos sintomas da congestão nasal.

Tipos de Tosse

Os tipos de tosse são em função da existência ou não de mucosidade.

V03 BENYLIN®, 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope. Cloridrato de difenidramina + levomentol. Medicamento não sujeito a receita médica. Indicado no alívio dos sintomas da congestão nasal associados a rinite alérgica ou a infeções respiratórias altas e no tratamento da tosse. Crianças com idade inferior a 6 anos não devem tomar BENYLIN®, exceto se prescrito pelo médico. Não utilizar para causar sonolência na criança. Não utilizar com outros medicamentos contendo cloridrato de difenidramina. Pode causar sonolência pronunciada, conduza com precaução. Pode aumentar os efeitos sedativos dos depressores do sistema nervoso central, pelo que deverá consultar o seu médico antes de tomar estes medicamentos. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Pode ocorrer excitabilidade. Não deve ser utilizado para o tratamento da tosse persistente ou crónica, ou quando a tosse é acompanhada por secreções excessivas, exceto quando indicado pelo médico. Consulte o seu médico antes de tomar BENYLIN®, se tiver problemas respiratórios, glaucoma e hiperplasia da próstata. Contém sacarose e glucose. O seu uso está contraindicado em doentes com hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer dos excipientes. Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Johnson & Johnson Limitada. Lagoas Park, Edifício 9. 2740-262 PORTO SALVO. NUIPC 500 153 370.